Os favoritos da Ásia de... Daniela // Fangirlish Wandering
A Daniela é genuína e criativa e isso nota-se na liberdade com que partilha recortes da sua vida e tudo aquilo de que gosta. Acho-a caoticamente inspiradora! Vamos conhecer as suas recomendações!
Sempre adorei acompanhar a Daniela e, finalmente, posso tê-la n’Os favoritos da Ásia!
Se forem membros assíduos do bookstagram, acho pouco provável que não a conheçam: a Daniela é i-có-ni-ca! Talvez conheçam o seu antigo perfil, e caso não conheçam podem sempre ir dar uma espreitadela só para perceberem como tudo começou. Ela tem os post’s com uma das melhores aesthetics do bookgstagram (vejam aqui e aqui e aqui), os mais random e os mais divertidos. A Daniela é muito genuína no que faz e muito talentosa.
Lê muitas coisas diferentes, e eu sinto-me sempre feliz em acompanhar pessoas que o fazem, porque adoro que possamos ser tudo aquilo que quisermos – e que o demonstremos. Mas, quando penso na Daniela, vêm-me certas coisas à cabeça: literatura japonesa cozy, Murakami, Studio Ghibly e os seus receipt bookmarks, que são os mais lindos!
Adoro acompanha-la, inspirar-me pela liberdade que ela aparenta revelar nas escolhas que faz, no percurso que tem criado no bookstagram, nos detalhes a que presta atenção, na beleza das pequenas coisas.
Se ainda não o fazem, agora podem (e devem) acompanha-la aqui. Vão lá inspirar-se!
Obrigada, Daniela, pelas tuas recomendações ♡
As escolhas da Daniela
Livros:
The Housekeeper and the Professor – Yōko Ogawa (Japão, 2003)
Se odeiam matemática, não fujam por favor!! Este livro tem um lugar muito especial no meu coração. O livro narra uma história sobre um senhor muito sábio (the professor), a sua empregada (the housekeeper) e o filho da empregada. As personagens não têm nomes próprios, por isso poderá ser uma boa aposta para aqueles que têm dificuldade em ler livros asiáticos porque os nomes são todos parecidos.
Livro em Inglês ou Espanhol
O Que Procuras Está na Biblioteca – Michiko Aoyama (Japão, 2020)
O livro perfeito para aquelas pessoas que não param quietas, sentem FOMO 24/7, e sentem a ansiedade de agarrar todas as oportunidades na vida antes que elas fujam. Este livro trouxe-me principalmente paz. Estagnar é importante também.
Livro em Português ou Inglês
Norwegian Wood – Haruki Murakami (Japão, 1987)
Ainda só li 3 livros de Murakami, mas é um dos meus autores classificados como automatic-buy. Norwegian Wood é o que é recomendado para começar Murakami, porque é o único (penso eu) que não tem realismo mágico. Entrentanto já li Sputnik Sweetheart e tornou-se no meu favorito, mas Norwegian Wood vem logo em segundo lugar! Checkem a coleção da Penguin dos livros dele… ficam bem em qualquer sala!
Livro em Português ou Inglês
Filmes:
Perfect Days – Wim Wenders (Japão, 2023)
Este filme, para mim, foi um reforço da mensagem que obtive do livro What You Are Looking for is in the Library. Estagnar não é mau. Precisamos de estagnar de vez em quando.
Filmes Studio Ghibli:
Ponyo – Hayao Miyazaki (Japão, 2008)
Kiki’s Delivery Service – Hayao Miyazaki (Japão, 1989)
The Grave of Fireflies – Isao Takahata (Japão, 1988)
São os meus top 3 favoritos do Studio Ghibli. Ponyo e Kiki para sorrir, Fireflies para chorar (*soluçar).
Comida:
Mochis (homemade) (Japão)
Nada contra os mochis congelados do supermercado ou servidos nos restaurantes (comi desses até enjoar), MAS – desde que a minha amiga chinesa fez-me homemade mochis que eu nunca mais fui a mesma pessoa. São gigantes e, em vez de gelado lá dentro, têm natas e bocadinhos de manga.
Já tentei fazer eu em casa mas não consigo. Havia um café em Alvalade chinês que fazia tal e qual!! Chamava-se Cake Tea, mas fecharam. No entanto, ainda me vendem mochis de vez em quando se eu pedir preparados em casa deles… que é na mesma rua que a minha – estava destinada para ter mochis na minha vida! Se precisarem do contacto, eu partilho!
Canais de Youtube/Instagram:
Never Too Small – Colin Chee (fundador e diretor criativo) (Malaia/China)
Adoro arquitetura e interior design japonês e está super na moda agora.
Julia Fei (Vietname)
A Julia na verdade tem dupla nacionalidade – americana e vietnamita. Tech girlie em NY e cozinha comida asiática super yummy.
Outros:
Daruma Doll (Japão)
Bonequinho japonês que existe em várias cores, dependendo do desejo que querem fazer. Quando fazem o vosso desejo, pintam um olho. Quando o desejo se concretiza, pintam o outro olho.
Já conheciam as recomendações da Daniela? Partilhem tudo connosco!
Até julho ☺
Adoro esta tua série!